top of page

Sangue nas fezes: o que isso significa? Devo ficar preocupado?

  • CCONCO
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Se você foi ao banheiro e notou a presença de sangue nas fezes, já ligue o sinal de alerta. Alguma coisa pode não estar normal - e as causas são várias, de pequenas feridas a condições mais sérias, como o câncer. Por isso é importante identificar a causa com a ajuda de um médico especialista.


Sangue nas fezes: o que isso significa? Devo ficar preocupado?

Você pode notar a presença de sangue no papel higiênico ao se limpar ou até mesmo entre as fezes. Outra forma é observar se na água do vaso sanitário aparece uma coloração avermelhada. Por fim, fique atento perceba se as fezes apresentam uma cor vermelha escura ou preta, pois isso também pode ser sinal de sangue nas fezes. Esse sangue pode ser decorrente de problema em alguma parte do sistema digestório.


Notar sangue nas fezes requer a análise de um especialista


Apesar de haver casos que não trazem gravidade, é fundamental buscar avaliação médica e relatar o sintoma.


Entenda quais são as possíveis causas de sangue nas fezes:

- Hemorroidas: são veias inchadas dentro do reto ou do ânus. Essa é a causa mais comum de sangramento retal. Geralmente, não são graves e são relacionadas à esforço ou pressão, como na gravidez, ao levantar peso ou ao fazer força para evacuar.

- Fissura anal: assim como as hemorroidas, podem surgir após esforço para evacuar fezes mais duras. Essa é uma ruptura no revestimento do canal anal, geralmente confundida com as hemorroidas, porém a fissura pode ser mais dolorosa. Pode se curar sozinha, mas pode requerer um tratamento para cicatrizar.

- Doença Inflamatória Intestinal (DII): as mais comuns são a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Por causa da inflamação crônica que elas causam no intestino, pode gerar dores, diarreias e, quando mais graves, sangramentos.

- Diverticulite: ocorre especialmente na extremidade inferior do cólon, próximo ao reto, quando pequenas bolsas (chamadas divertículos) ficam inflamadas. Isso torna os vasos sanguíneos mais frágeis e propensos a romper - e, dessa forma, causar um sangramento retal.

- Infecções bacterianas: especialmente as causadas por bactérias como E. coli e C. diff podem causar um sangramento na região do cólon, manifestando-se com uma diarreia com sangue. Podem necessitar de antibióticos para serem contornadas.

- Infecções Sexualmente Transmissíveis: algumas ISTs podem causar inflamação e sangramento no ânus ou no reto, como gonorreia, clamídia e sífilis. O HPV (Papilomavírus Humano) também pode gerar verrugas anais que se traumatizadas podem gerar sangues nas fezes.

- Úlceras pépticas: ocorrem no estômago ou no duodeno, quando o ácido estomacal desgasta o revestimento protetor e causa feridas abertas. Essa úlcera causa uma dor no estômago como se fosse uma queimação, além do sangue nas fezes. Como o sangramento no início do trato gastrointestinal demora mais para sair, as fezes ficam com uma cor mais escura, praticamente preta, e mais pegajosa.

- Neoplasias do trato digestivo: Virtualmente todos os tumores digestivos podem se manifestar com sangramento nas fezes. No caso dos tumores de estômago este sangue que sai da lesão é digerido ao longo do restante do tubo digestivo e sai com a coloração escurecida, como borra de café, a chamada melena. Nos casos do câncer colorretal, especialmente nas porções finais do intestino grosso, é mais comum vermos o sangue em volta das fezes. A presença destes sinais leva à necessidade de avaliação de um especialista e da realização de exames como colonoscopia e/ou endoscopia. 

 

Fique atento a estes sinais e procure ajuda se tiver dúvidas!

logo_cinza_negativo_assinatura.png
Médico responsável: Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro  - CRM/SP 122924  /  RQE 94208
Copyright © CCONCO - Centro de Cirurgia Oncológica Personalizada. Todos os direitos reservados



POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page