top of page

Câncer de Peritônio

pattern_elements_escuro.png

Peritônio é a membrana que reveste o interior do abdômen, protegendo todos os órgãos localizados nessa região (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros). Considerado raro, o câncer de peritônio apresenta maior incidência entre mulheres após a menopausa, embora homens também possam ter a doença. A maioria dos cânceres primários de peritônio começa na pélvis, que é a parte inferior do abdômen. No caso de mulheres, onde estão os ovários.

Entre os fatores de risco para a doença estão os genéticos, mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, associadas aos cânceres de ovário e pâncreas, que podem favorecer o desenvolvimento das metástases peritoneais;  exposição ao amianto (asbesto, que aumenta o risco de tumores do tipo mesotelioma peritoneal); além de câncer em outros órgãos do corpo, que podem se espalhar (metástase) e atingir o peritônio.

 

O câncer de peritônio pode ser primário, quando seu desenvolvimento começa no peritônio, ou secundário, resultado de um processo de metástase de um câncer que tem sua origem em outro órgão.

 

TIPOS DE CÂNCER DE PERITÔNIO:

Entre os tumores primários de peritônio, os tipos mais incidentes são o mesotelioma e o pseudomixoma, sendo que este último afeta mais as mulheres.

 

Os secundários variam de acordo com o local de origem da doença, como intestino, ovário, estômago, pâncreas e apêndice, entre outros.

logo_cinza_negativo_assinatura.png
Médico responsável: Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro  - CRM/SP 122924  /  RQE 94208
Copyright © CCONCO - Centro de Cirurgia Oncológica Personalizada. Todos os direitos reservados



POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page