Quando fazer o exame de colonoscopia?
- cconcocli
- 6 de fev.
- 2 min de leitura
A colonoscopia é fundamental para o diagnóstico de patologias, como câncer de intestino (também chamado câncer colorretal), pólipos, doenças inflamatórias do intestino, infecções bacterianas.

A colonoscopia é um exame solicitado pelo médico em caso de suspeita de doenças no intestino grosso e no reto.
O procedimento é feito com o paciente sedado, portanto não há qualquer desconforto ou dor durante sua realização. Para o exame, o médico introduz pelo ânus do paciente um colonoscópio, que constitui um tubo flexível com cerca de 1 centímetro de diâmetro, com uma minicâmera na ponta. O aparelho é guiado por imagem, permitindo a visualização de todo o intestino grosso e da parte final do intestino delgado. Durante o trajeto, as imagens são gravadas, fotografadas e reproduzidas para visualização em tempo real pelo médico.
O procedimento é fundamental no diagnóstico de patologias, como câncer de intestino (também chamado câncer colorretal), pólipos, doenças inflamatórias do intestino, infecções bacterianas.
Em geral, o médico considera indicar a colonoscopia para seu paciente quando ele apresenta de maneira persistente alguns sintomas, entre eles, diarreia, sangramento nas fezes ou anal, dores de barriga, perda de peso sem explicação, mudança no formato das fezes, alteração importante no comportamento gastrointestinal. A solicitação de uma colonoscopia pode ser feita por diferentes especialidades, entre elas, clínicos gerais, gastroenterologistas, proctologistas e oncologistas.
A importância da colonoscopia
Entre os papeis mais importantes da colonoscopia está a prevenção e diagnóstico do câncer de intestino. Para entender como esse exame pode prevenir ou evitar o desenvolvimento esse tipo de câncer, precisamos lembrar que essa doença tem início com uma lesão pequena e não maligna nas paredes do intestino.
Durante a colonoscopia é possível detectar lesões com potencial de malignidade e removê-las, evitando um futuro câncer. Além disso, amostras de tecido podem ser coletadas e enviadas para biopsia, exame que vai confirmar ou excluir um diagnóstico de câncer.
Portanto, a colonoscopia é uma ferramenta de rastreamento do câncer de intestino, importante no diagnóstico precoce, quando as chances de êxito do tratamento são maiores.
É recomendado que pessoas, mesmo sem apresentar qualquer sintoma, realizem sua primeira colonoscopia aos 45 anos, já quem tem histórico de câncer de intestino na família – mãe, pai, irmão, tio ou avô – deve fazer o exame mais cedo, a partir de dez anos antes da idade do parente de primeiro grau que teve a doença.