Mounjaro, Ozempic e similares: canetas emagrecedoras têm relação com o câncer?
- CCONCO
- 11 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
As canetas emagrecedoras podem reduzir a mortalidade por câncer colorretal de alguns pacientes. Esse tipo de medicamento, como Ozempic, Mounjaro e Wegovy, recebeu essa associação em estudo publicado na revista Cancer Investigation, realizado pela Universidade da Califórnia.

Segundo análise de um grupo de mais de 6.800 pacientes, foi possível observar uma maior taxa de sobrevida entre as pessoas que utilizavam medicamentos da mesma classe das canetas emagrecedoras. Vale ressaltar um ponto importante: essas canetas emagrecedoras não foram utilizadas com o propósito de tratamento do câncer, pois esses pacientes passaram por procedimentos como cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.
Porém, o uso desses medicamentos pode neutralizar condições inflamatórias e metabólicas que prejudicam o prognóstico de pacientes com câncer no intestino grosso. De acordo com os pesquisadores, isso pode ocorrer por causa do mecanismo dessas canetas, que ajudam a reduzir a inflamação do corpo e a obesidade, fatores associados ao desenvolvimento do câncer.
No grupo de pacientes com uso desses medicamentos, a taxa de mortalidade foi de 15,5% ao longo de 5 anos após o diagnóstico do câncer colorretal. Já entre os que não utilizavam esses fármacos, a taxa de mortalidade subiu para 37,1%. Ou seja, entre os usuários das canetas a probabilidade foi 62% menor. O principal destaque de redução do risco de mortalidade foi entre os pacientes com alto índice de obesidade, com o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 35 kg/m².
O que são as canetas emagrecedoras? Qual a função desses medicamentos?
São medicamentos utilizados no tratamento da obesidade e de doenças associadas a essa condição, como a diabetes mellitus tipo 2 e a hipertensão arterial. Cada um apresenta uma indicação diferente, de acordo com o seu princípio ativo (substância responsável pelo seu efeito):
- Semaglutida: esse princípio ativo é utilizado principalmente para controle da diabetes tipo 2 em adultos que não conseguem controlar os níveis de açúcar no sangue (mesmo com dieta e exercícios físicos). Entre seus exemplos mais comuns estão o Ozempic, Olire e o Wegovy. A semiglutida atua na produção e regulação de hormônios responsáveis pelo nível de açúcar no sangue.
- Tirzepatida: esse princípio ativo é utilizado para controlar o diabetes tipo 2 e ajudar na perda de peso de adultos com obesidade (mas com pelo menos uma condição relacionada, como hipertensão arterial). Os medicamentos mais comuns com esse princípio ativo são o Mounjaro e o Zepbound. A tirzepatida atua na regulação de apetite, pois aumenta a sensação de saciedade e melhora os níveis de açúcar no sangue.
- Liraglutida: um tipo de medicamento que atua na liberação da insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue em adultos e adolescentes (acima de 12 anos). Também pode ser indicada para controle da obesidade e tem, como seus exemplos mais comuns, a Saxenda e a Victoza.
Esses são exemplos de canetas emagrecedoras, pelo qual o uso deve ser indicado somente por um médico especialista. Todas elas devem ser acompanhadas de outras práticas importantes para o controle da diabetes ou da obesidade, como a prática de atividades físicas e uma dieta balanceada, com prioridade ao consumo de frutas, verduras, vegetais e cereais e que evite alimentos ultraprocessados e com alto teor de gorduras.
Contraindicações e alertas em relação ao uso de canetas emagrecedoras
No entanto, os pesquisadores alertam: mais estudos são necessários para determinar se esses achados são definitivos e, assim, comprovar a eficácia desses medicamentos na redução da mortalidade por câncer colorretal.
Além disso, não há complicações na relação inversa: o uso desses medicamentos não parece estar associado ao desenvolvimento de nenhum tipo de câncer. Um exemplo é a publicação do periódico Endocrinolgy and Metabolism com a tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro), que não apresentou maior ou menor risco de um tumor aparecer em comparação com grupos que não receberam o medicamento.
Porém, cabe ressaltar que essas canetas emagrecedoras são contraindicadas para pessoas com histórico de câncer de tireoide ou com outras condições médicas, como diabetes tipo 1, cetoacidose diabética ou alérgicas à semaglutida, além de gestantes ou que amamentam. O mais importante é, antes do uso delas, consultar um especialista para analisar as vantagens e os possíveis riscos desses medicamentos.



