O que muda na alimentação após uma cirurgia para o tratamento do câncer colorretal?
- cconcocli
- 23 de jul.
- 2 min de leitura
A principal forma de tratamento do câncer colorretal é a cirurgia, por isso, muitos pacientes com a doença vão passar por esse procedimento que pode causar mudanças na sua rotina. Uma das alterações é com a alimentação, porque não só o sistema digestivo passará por adaptações, como a dieta nesse período pós-operatório pode ser importante para a qualidade de vida da pessoa.

Para entender o que deve ser alterado na alimentação depois da cirurgia de um câncer colorretal, conversamos com a médica nutróloga do CCONCO, Dra. Liane Brescovici Nunes de Matos, que possui os títulos de especialista pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e pela Associação Brasileira de Nutrologia. Confira as respostas para as principais dúvidas dos pacientes:
O que deve mudar na alimentação logo após uma cirurgia para o tratamento do câncer colorretal? Quais alimentos evitar?
Nos primeiros dias do pós-operatório, é importante que o paciente tenha uma dieta mais pastosa, com alimentos mais macios, e evite os alimentos que fazem fermentação, excesso de gases ou que podem dar algum desconforto abdominal.
Passado essa primeira semana após a cirurgia, conforme progredir os dias, é possível normalizar a alimentação aos poucos e retomar a rotina alimentar feita antes da cirurgia. Sempre importante lembrar de priorizar uma alimentação bem balanceada, com carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, com predomínio de alimentos in natura, como frutas e legumes, e evitar alimentos muitos condimentados, embutidos, enlatados e ultraprocessados.
O que o paciente deve esperar no período de adaptação - principalmente se for necessário o uso da bolsa de colostomia ou ileostomia?
Nos primeiros meses após a cirurgia, o paciente que tiver um colostomia ou uma ileostomia precisa passar por uma adaptação do intestino. É importante monitorar a ingestão hídrica, garantindo que seja adequada, e priorizar o consumo de alimentos menos fermentativos e que formam menos gases, além de sempre acompanhar o débito da ileostomia (quantidade de líquido e resíduos eliminados pela bolsa) que tende a se ajustar e normalizar com o passar do tempo após a cirurgia.
Depois que o paciente passou por um tratamento do câncer colorretal, quais os cuidados ele deve manter ao longo da vida?
No segmento do paciente com câncer colorretal, mesmo alguns meses após o tratamento, sempre lembrar de uma dieta rica em fibras, grãos integrais, alimentos mais in natura (como as frutas, verduras e legumes) e no caso de gorduras, que sejam as consideradas “boas”, como do azeite de oliva, do abacate e de peixes como salmão, atum, sardinha.
Devemos lembrar sempre do consumo de fibras, que tem um papel importante para a prevenção da recidiva do câncer colorretal (e até mesmo na prevenção da doença para quem ainda não teve).
Mantenha sempre a hidratação adequada e ajuste o consumo proteico de acordo com cada necessidade, de preferência acompanhado por um nutricionista ou nutrólogo.






