top of page

Hepatite pode virar um câncer de fígado?

  • cconcocli
  • 16 de mai.
  • 2 min de leitura

Alguns tipos de hepatite podem sim evoluir para um câncer de fígado. Não que a inflamação se transforme em câncer, mas ela cria condições para que os tumores possam aparecer, especialmente o hepatocarcinoma, que é o câncer surgido nas células do fígado, os hepatócitos.

Hepatite pode virar câncer?

Na maioria dos casos em que o câncer surge, a hepatite provoca antes a cirrose (embora em alguns casos isso não seja necessário), uma condição que altera a estrutura funcional do fígado e pode se manifestar em casos mais avançados com sangramentos digestivos, acúmulo de liquido no abdômen (ascite) e pele amarelada (icterícia). Mas em muitos casos e por vários anos, a cirrose é assintomática e o câncer pode surgir também sem sintomas.


Mas o que causa a hepatite, qual conduta se deve ter se houver o diagnóstico dessa doença e, por fim, como não deixá-la evoluir para um câncer de fígado? Leia o artigo completo e tenha a resposta para essas dúvidas

O que é hepatite e como ela pode ser desenvolvida?

Hepatite é quando ocorre uma inflamação no fígado, seja ela causada por um vírus ou pelo consumo excessivo de alguns medicamentos ou de bebidas alcoólicas. Outra causa de hepatite pode ser o acúmulo de gordura no fígado, quando ela é chamada de esteato-hepatite.

A infecção viral é a causa mais comum no Brasil, podendo ser relacionada aos vírus A, B, C, D e E. As três primeiras, A, B e C, são as mais comuns em número de casos, porém a maior causa de óbitos são ligadas aos tipos B e C que, juntas com o tipo D, são também as mais propensas para evoluir para um câncer de fígado.

O contágio da hepatite viral pode variar de acordo com o tipo. As hepatites A e E podem ocorrer por causa de água e alimentos contaminados - por isso, fundamental lavar bem todos os alimentos a serem consumidos. Já os tipos B, C e D podem se desenvolver após uma relação sexual sem proteção ou por meio de seringas compartilhadas - por isso a prática de sexo seguro, com preservativos, é importante para a prevenção.


Outra forma importante de evitar a doença é também por meio da vacinação. As hepatites A e B podem ser prevenidas deste modo. Procure seu médico e se oriente sobre as idades e indicações da vacinação.  

Como tratar a hepatite e evitar que ela se desenvolva para um câncer de fígado

Se houver o diagnóstico de hepatite, a conduta terapêutica será feita de acordo com o tipo da doença que foi encontrado. Recentemente houve grande avanço no tratamento da hepatite C, que pode ser erradicada na maioria dos casos com medicamentos chamados antivirais.


Porém, existe um problema: a maioria das pessoas portadoras do vírus C não sabem que têm a doença. Então, se você faz parte de algum grupo de risco, é preciso rastrear a infecção para tratá-la antes que consequências mais graves, como o câncer, possam aparecer. Também há tratamentos eficazes para a hepatite B, mas neste caso o melhor é a prevenção com a vacina.


É fundamental também estar com o check-up médico em dia. Exames simples do sangue podem determinar o diagnóstico de uma hepatite.


Por isso, preste sempre atenção aos sinais do corpo, evite os fatores de risco da hepatite e mantenha-se vacinado contra essa doença. Agende seus exames e consultas médicas em dia, tanto para verificar como está a saúde quanto iniciar o tratamento o mais breve possível, caso seja necessário.

logo_cinza_negativo_assinatura.png
Médico responsável: Dr. Héber Salvador de Castro Ribeiro  - CRM/SP 122924  /  RQE 94208
Copyright © CCONCO - Centro de Cirurgia Oncológica Personalizada. Todos os direitos reservados



POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page